Conselhos de Saúde

Cárie

É a destruição dos dentes provocada pelas batérias da placa bacteriana. Estas batérias produzem ácidos que destroem o esmalte dentário. Dai a importância da visita periódica ao dentista, que é a única forma de detetar precocemente tanto as cáries como os problemas das gengivas. A Cárie dentária é a doença mais espalhada entre os seres humanos , atingindo cerca de 96% da população.

Tártaro

Quando a placa bateriana calcifica chama-se tártaro, sobre o qual se acumula cada vez mais placa bateriana. O Tártaro vai se infiltrando entre a gengiva e o dente. Podendo levar á destruição dos filamentos que fixam o dente e por conseguinte á sua perda. É importante proceder á destartarização de tempos a tempos.

Placa Bateriana

É uma película que se forma diariamente sobre os dentes, a partir da saliva, e que é habitada por batérias orais que se vão multiplicando. As batérias da placa bateriana provocam a carie dentária e as doenças das gengivas.

Implantes

Os Implantes são peças pré fabricadas em materiais bio compatíveis, que são implantadas no osso da mandíbula ou do maxilar superior e destinam-se ao suporte e retenção de próteses fixas (Coroas e Pontes). Funcionam como raízes naturais. São também usados no caso de desdentados totais. Nestes casos servem para reter e estabilizar as próteses.

Ortodontia

É a área da prática dental que se ocupa com a correção de irregularidades no desenvolvimento da dentição e do crescimento ósseo dos terços médio e inferior da face, através de dispositivos biomecânicos. Estes dispositivos incluem aparelhos presos e pequenas peças (brackets) coladas nos dentes (ortodontia fixa), dispositivos de manutenção de espaços , e outros aparelhos indicados às necessidades dos pacientes. O objectivo da terapia ortodôntica é alterar e direcionar o crescimento e desenvolvimento da dentição e dos tecidos associados de modo a atingir uma dentição estável, estética agradável e harmonia muscular. Muitas crianças em idade escolar requerem algum tipo de tratamento ortodôntico preventivo. A ortodôntia fixa é normalmente considerada melhor que a ortodôntia removível e deve ser feita unicamente por Médicos (as) Dentistas especializados em Ortodôntia.

Dentes descarnados

Porque é que os dentes das pessoas mais velhas apresentam um aspecto descarnado? - Porque a frição lateral dos dentes uns nos outros provoca um desgaste e consequentemente uma aproximação entre eles. Daí resulta que o osso alveolar entre cada dente e o seu vizinho se reduza levando a gengiva acompanhar essa redução e expor assim uma porção maior de dente.

Doenças das gengivas

As doenças periodontais que abrangem as gengivites e as periodontites, são doenças provocadas por batérias da placa bacteriana . Cerca de 3 em cada 4 pessoas sofrem destas doenças. As gengivites envolvem a inflamação da gengiva e são de fácil tratamento . As periodontites provocam a afectação de todos os tecidos periodontais. Estes tecidos incluem para além da gengiva e do osso, outros tecidos que são responsáveis por manter os dentes firmes dos maxilares. Se não se efectuar o tratamentos dos dentes acabam por ficar soltos e por caírem. As periodontites são a principal causa de perda de dentes nos adultos. Por isso mais vale prevenir que remediar.

Posso abrir garrafas e partir nozes com os dentes?

Não. Realizar estas proezas não provam nada excepto uma coisa: que os dentes são quebráveis.

Faz mal ranger os dentes?

Sim. Algumas pessoas rangem os dentes de noite enquanto dormem ou mesmo durante o dia . Este ato inconsciente chama-se bruxismo e pode ter origem em problemas nervosos, musculares ou de articulação temporo- mandibular e leva a um desgaste prematuro dos dentes pela constante frição de uns contra os outros . Se uma pessoa apresenta um desgaste anormal dos dentes deve consultar o seu (a) medico (a). Poderá ter que usar durante uma noite um dispositivo em acrílico (placa de disclusão) que impeça o contacto entre os dentes enquanto dorme.

A Prótese estava justa e agora está larga, porquê?

Porque a boca como o resto do organismo vai sofrendo alterações ao longo do tempo. Quando se perdem dentes o osso alveolar onde estes estavam implantados mirra (diminui de volume). Este processo embora mais intenso durante o primeiro mês após a extracção, é continuo no tempo e leva a que uma prótese deixe de estar bem ajustada como no inicio. Nesta situação a melhor solução é fazer uma nova. No entanto, se de momento não tiver possibilidade de renovar a sua prótese dentária poderá reduzir o desconforto da prótese larga, através do uso de determinados produtos adesivos que poderá adquirir numa farmácia.

Quais são os alimentos piores para os dentes?

Os doces e as bebidas açucaradas são causa importante de carie dentária, embora todos os tipos de amido possam contribuir para carie porque as bactérias existentes na boca os decompõem dando origem a um ácido que ataca o esmalte dos dentes. Todos os alimentos que têm um elevado teor de açúcar , como os frutos secos , devem ser evitados entre as refeições . Não se deve dar rebuçados, chupa-chupas e caramelos ás crianças sobretudo entre as refeições.

As bebidas ácidas com baixo teor de açúcar fazem mal aos dentes?

Embora não provoquem cáries, podem estragar os dentes por erosão do esmalte. o melhor é toma-los durante as refeições onde o seu efeito poderá ser diluído pelos outros alimentos.

É possível branquear os dentes?

Um dente pode escurecer devido ao fumo do tabaco, á certos alimentos como o café, e à placa bacteriana. Hoje é possível remover essas manchas através da remoção do tártaro e da aplicação de determinados produtos, igualmente, um dente desvitalizado pode se apresentar escurecido. Quando o nervo morre, pode contaminar a dentina escurecendo assim o dente. Neste caso existe um tratamento adequado que resulta satisfatoriamente na maioria dos casos.

Sensibilidade dentária

Quando o esmalte do dente se gasta, a dentina fica exposta. Como a dentina tem terminais nervosos o dente torna-se mais sensível ás mudanças bruscas de temperatura. O desgaste do esmalte pode ser provocado pelo abrasão dos dentes resultantes da mastigação ou por acção de uma escova rija e técnicas de lavagem incorrectas. Para reduzir a sensibilidade existem pastas de dentes especiais.

O Fio dental é importante?

São frequentes questões como, quantas vezes devo usar o fio dental e que dentes devo limpar. A resposta é o cliché utilizado pelos dentistas por todo o mundo. Deve limpar com o fio dental apenas os dentes que deseja manter. É que depois de escovagem, a limpeza com o fio dental é a coisa mais importante para assegurar uma boa higiene oral. Isto permite remover as bactérias que permanecem nos espaços onde a escova não chega. Infelizmente, muitas pessoas apenas escovam os dentes esquecendo ou ignorando que o fio dental é igualmente importante para uma boa higiene. Recomenda-se pelo menos uma vez por dia, o uso do fio dental. Escovar os dentes e não limpar com o fio dental é como levar só 65% do nosso corpo.

Porque doem os dentes?

A dor de dentes pode ser provocada por uma cárie ter atingido a polpa do dente, por fratura e consequente exposição dos terminais nervosos existentes na dentina e eventualmente da polpa e por traumatismos do periodonto que é o conjunto de filamentos que unem a raiz do dente ao osso alveolar. Esta última situação surge por vezes ao mastigar um alimento mais duro e tende a desaparecer ao fim de alguns dias. As duas primeiras situações exigem a visita ao dentista que poderá ter que proceder à desvitalização do dente em questão. Por vezes os acessos de sinusite podem também originar uma sensação de desconforto em um ou mais dentes.

O que provoca um Abcesso?

Os abcessos são infeções baterianas que normalmente tem origem num dente cariado cuja polpa foi afetada. A sua debelação exige por vezes a utilização de antibiótico.

O que é uma Afta?

A Afta é uma lesão benigna temporária da mucosa cuja origem ainda não foi confirmada. Parece estar relacionada com alguma deficiência vitamínica pelo que se recomenda frequentemente um reforço pontual de vitamina C. Se apesar disso ela persistir deverá consultar um médico.

Fatores que podem influenciar o aparecimento do cancro Oral?

O Cancro oral tem um elevado índice de mortalidade pelo que a deteção a tempo é muito importante. Qualquer mancha ou mucosa oral que se mantenha por mais 2 semanas deve ser vista imediatamente por um médico, de preferência um cirurgião. Existem alguns fatores que potenciam o surgimento do cancro oral: o hábito de mordiscar a bochecha devido a incorrecta posição de um ou mais dentes, uma prótese dentária mal adaptada que continuamente provoca algum tipo de lesão na mucosa e não menos importante o hábito de fumar.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.